1 de outubro de 2009

Percurtir

Em 2000 um grupo de professores e alunos da Escola E.B.2/3 D. PEDRO IV de Mindelo, Vila do Conde, desenvolveram um projecto experimental na área da percussão, com o objectivo de apurar o sentido rítmico e descobrir novas sonoridades, baseadas no imaginário musical popular.


O projecto foi-se alargando e consolidando, com o gosto pela percussão a motivar o fazer mais e melhor.

A realização de um workshop de percussão, em Agosto de 2002, com o grupo PLAP Pedro Luís e a Parede / Monobloco - um grupo de referência da percussão brasileira - marcou uma nova fase do projecto. Ficaram os ensinamentos, assim como os instrumentos…
No espectáculo de rua com que terminou o evento, inserido no Festival da Juventude de Vila do Conde, a adesão do público provou que valia bem a pena per’curtir.


Em Outubro de 2002 o grupo integra-se, como Classe de Percussão, na Escola de Música da Associação Cultural e Desportiva de Mindelo - Vila do Conde.

Em Agosto de 2003, o grupo é baptizado de PER’CURTIR (porque fazem “percussão a curtir”…).

São mais de 50 crianças/jovens que se divertem e proporcionam boa disposição, dinamismo e uma positiva interacção com o público.

Inspiram-se nas percussões portuguesas do Douro Litoral e Minho (Chula, Moda dos bombos, etc.), mas também nas músicas do mundo (Samba, Funk, Shuffle e Hip-Hop).

Esta envolvente massa sonora convida o público a bailar e a bater o pé acompanhando a pulsação, sempre com uma lufada de “ritmo fresco”.

Estão empenhados na produção de eventos culturais de qualidade, que aproximem jovens de diferentes localidades e evidenciem as raízes etno-culturais.

Segue aqui um link onde poderá encontrar mais informações http://www.percurtir.blogspot.com

Sem comentários: