1 de outubro de 2009

Sopro de Cordas


"Gonçalo Sampaio, explica a sobrevivência de modos arcaicos e helénicos na música minhota à luz de possíveis influências gregas exercidas sobre os primitivos Galaicos nesta Província.
Acentua a relação existente entre o cavaquinho e os tetracórdios e sistemas helénicos, sendo de opinião que ele, a par da viola, terá eventualmente aparecido em Braga por intermédio dos biscaínhos."
(in www.juliopereira.pt)


Para além da língua de Camões, os povos desta região de entre Douro e Minho acolheram instrumentos musicais que, viajando com os nossos navegadores, vieram a fixar-se pelo mundo.

É o caso do cavaquinho e a sua reconhecida reputação, nomeadamente no Brasil (Cavaquinho Brasileiro)e no Hawai (Ukulele).

Por cá, acompanhando rusgas e festas, a sua dignidade tem sido muito desenvolvida nos últimos tempos, graças aos esforços de alguns.

A Orquestra Popular "Sopro de Cordas" de Viana do castelo tem realizado um meritório trabalho de promoção destes instrumentos ao longo dos mais de 20 anos de sua existência.

Com este instrumentos acompanhado do bandolim, viola, baixo e flauta, esta orquestra interpreta música clássica e ligeira.

É de salientar algum do seu repertório: Habanera (Cármen de Bizet), Wall (Pink Floyd), Crazy Litlle Thing Called Love (Queen), Rock and Roll, latino - americanas, etc...

Composta, sobretudo, por estudantes e trabalhadores, esta orquestra está disponível para uma performance de 1h30 de espectáculo.

Sem comentários: