1 de novembro de 2010

Tocá Rufar


O Tocá Rufar nasceu em 1996 no âmbito de um convite da Expo’98, dirigido a Rui Júnior, para a criação de um espectáculo de percussão baseado na rítmica tradicional portuguesa e no instrumento Bombo.

Após a Expo’98 o projecto permaneceu vivo e sediou-se no espaço TamborQFala, no Seixal.

Constitui-se como associação ADAT – Associação dos Amigos do Tocá Rufar, a 28 de Maio de 1999.


Continuando até hoje a desenvolver o potencial artístico dos seus sócios, sob a direcção artística de Rui Júnior, a ADAT extravasa o seu propósito inicial como associação, respondendo por uma orquestra de percussão, uma companhia de música e pelo desenvolvimento de oficinas de percussão tradicional portuguesa em todo o país e no estrangeiro, atraindo crianças, jovens e adultos e realizando parcerias com diversas instituições públicas e privadas.


Afirma-se como um projecto sem fins lucrativos de inegável valor educativo, é-lhe atribuído pelo Ministério da Cultura o Estatuto de Projecto de Interesse Cultural; representa Lisboa no encontro das Cidades Educadoras em 1999 e é galardoado com o prémio de Qualidade pelo Programa Educativo Nacional em 2001. Em Março de 2006, representa Portugal na Conferência Mundial de Educação Artística, realizada no Centro Cultural de Belém. Integra o Projecto Reinserção pela Arte, projecto piloto de natureza experimental, promovido pela Gulbenkian em colaboração com a Direcção-Geral de Reinserção Social, entre 2006 e 2008. Em Outubro de 2009, a Rádio Clube de Leiria dedica-lhe o Prémio Educação pela Arte do Bombo e Cultura Portuguesa, na presença do então Ministro da Cultura.


A maior orquestra de percussão tradicional portuguesa é frequentemente solicitada a colaborar com artistas, grupos e entidades de renome das mais diversas áreas musicais como seja Gilberto Gil, Fafá de Belém, Stomp, José Mário Branco, Fausto, Amélia Muge, Jorge Palma, Paulo de Carvalho, Buraka Som Sitema, entre outros.

O Tocá Rufar é presentemente líder no mercado em que opera e continua a investir no alargamento e dinamização desse mesmo mercado, dando apoio e colaborando com projectos emergentes análogos, a fim de prevenir o domínio de um mercado restrito e inactivo, passível de se esgotar.

O impacto do Tocá Rufar a nível nacional projectou-o internacionalmente os Bombos, já foram ouvidos em países como a Alemanha, Brasil, Coreia do Sul, Espanha, E.U.A., França, Japão, Macau (China) e Reino Unido.

Se estiver curiosos e quiser conhecer melhor os Tocá Rufar, espreite no site oficial do grupo

Sem comentários: