1 de novembro de 2010

Pauliteiros de Miranda do Orfeão Universitário do Porto

O Grupo de Danças de Pauliteiros de Miranda do Orfeão Universitário do Porto foi criado em 1955 por estudantes de Terras de Miranda radicados no Porto que pretendiam trazer até à cidade do Porto e à Universidade do Porto uma parte da sua cultura que são as danças típicas dos homens do Planalto Mirandês.

Este grupo foi ensaiado por Belmiro Cação (responsável do grupo de Pauliteiros de Sendim) com o auxílio de diversos outros elementos entre os quais destacam o Padre Manuel Maria Mourinho, que teve a generosidade de transmitir todos os conhecimentos que foram adquirindo ao longo da vida.

Consta que as famosas danças dos Pauliteiros de Miranda são uma vaga reminiscência das danças pírricas dos guerreiros da Grécia antiga.

Há também quem diga que são as herdeiras das danças de espadas medievais. A peça mais característica da indumentária de Miranda é a capa d´Honras, ricamente bordada e que é envergada por homens importantes, ajudando a conservar uma herança cultural tipicamente portuguesa.

A capa d’Honras é considerada acima de tudo um trajo regional do concelho de Miranda do Douro, mas também servia para os pastores e trabalhadores se protegerem da chuva e do frio. O valor da capa d’Honras é ”medido” pelo número de recortes que tem ou,também, pelos dias que demorou a ser feita.


O Grupo de Pauliteiros do OUP apresenta-se com um repertório extenso e diversificado que foi construindo e recolhendo ao longo das décadas.
De entre a sua actividade mais recente constam as digressões à Grécia (2002), Alemanha (2003), Brasil (2005), Espanha (2009) e França (2010) para além de diversas outras acções de divulgação por todo o país e ilhas.

O grupo é constituído exclusivamente por estudantes da Universidade do Porto assegurando assim a rápida passagem de distintas gerações pelo grupo.

Para todos a preservação da cultura popular portuguesa é uma parte do percurso académico bem como responsabilidade e um dever de cidadão.

Se estiver curiosos e quiser saber um pouco mais espreite no site oficial do grupo

Sem comentários: