Para além dos grandes símbolos da zona, a tricana e o estudante, também constam trajes de trabalho, o caso da lavadeira e aguadeira, e de festa como é o exemplo dos noivos e das romarias pobre e rica.

As músicas regionais foram também recuperadas e fazem parte do repertório apresentado nos nossos espectáculos, sendo a mais conhecida, o célebre “Vira de Coimbra” , mas onde se podem encontrar músicas como: “Encadeia”, “Ao toque da música”, “Vira de Quatro”, “Fogueiras de S. João” e “Josézito”. Todas os temas interpretados pela OTR podem ser encontrados no CD, editado pela SF/AAC, intitulado “Bate co’a chinela”.
Ao longo de todo o seu percurso, a OTR tem levado as tradições coimbrãs a vários países, em Festivais Internacionais de Folclore e da Juventude, como por exemplo: Roménia, Alemanha, Grécia Luxemburgo, Polónia, Bélgica, Itália, Espanha.
Assim, quer nos grandes espectáculos pelo mundo fora, quer por todo o território nacional, a Orquestra Típica tem levado os singulares “ares” da região de Coimbra.

Para mais informações espreite no site oficial do grupo
Sem comentários:
Enviar um comentário