1 de novembro de 2010

Orquestra Tipica e Rancho da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra

A Orquestra Típica e Rancho (OTR) da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra (SF/AAC) é um grupo composto por estudantes universitários que pretende representar e defender o folclore da região de Coimbra. Este grupo, que nasceu em Maio de 1981, elaborou na região uma recolha cuidada dos trajes típicos da época.
Para além dos grandes símbolos da zona, a tricana e o estudante, também constam trajes de trabalho, o caso da lavadeira e aguadeira, e de festa como é o exemplo dos noivos e das romarias pobre e rica.


As músicas regionais foram também recuperadas e fazem parte do repertório apresentado nos nossos espectáculos, sendo a mais conhecida, o célebre “Vira de Coimbra” , mas onde se podem encontrar músicas como: “Encadeia”, “Ao toque da música”, “Vira de Quatro”, “Fogueiras de S. João” e “Josézito”. Todas os temas interpretados pela OTR podem ser encontrados no CD, editado pela SF/AAC, intitulado “Bate co’a chinela”.

Ao longo de todo o seu percurso, a OTR tem levado as tradições coimbrãs a vários países, em Festivais Internacionais de Folclore e da Juventude, como por exemplo: Roménia, Alemanha, Grécia Luxemburgo, Polónia, Bélgica, Itália, Espanha.

Assim, quer nos grandes espectáculos pelo mundo fora, quer por todo o território nacional, a Orquestra Típica tem levado os singulares “ares” da região de Coimbra.


Para mais informações espreite no site oficial do grupo

Sem comentários: